NORMAS PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE RELATO DE EXPERIÊNCIA NO SIMPÓSIO NACIONAL DE INCLUSÃO GLOBAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DIAS 28 E 29 DE MAIO DE 2020

A Comissão Científica do Simpósio Nacional de Inclusão Global da Pessoa com Deficiência - Da formação acadêmica ao mercado de trabalho torna pública a todos quanto possa interessar as normas para submissão e apresentação de trabalhos de relatos de experiências para o referido evento, em conformidade com os termos estabelecidos no presente edital.

I - DAS REGRAS GERAIS PARA SUBMISSÃO:

1. Para submissão do trabalho de relato de experiência, o requerente deverá estar inscrito no Simpósio Nacional de Inclusão Global da Pessoa com Deficiência - Da formação acadêmica ao mercado de trabalho;

2. Será considerado Autor Principal do trabalho o requerente que fizer a inserção do trabalho na plataforma do evento;

3. É condição sine qua non que o trabalho de relato de experiência submetido à banca seja de autoria individual ou conjunta de todos os autores e coautores, sendo de exclusiva responsabilidade dos requerentes as informações contidas no relato;  

4. Os trabalhos de relato de experiência serão apresentados em duas categorias, sendo essas, INSTITUCIONAL e INDIVIDUAL:

INSTITUCIONAL - de 3 a 5 autores que desenvolveram juntos uma atitude inclusiva num ambiente institucional. Ex: projeto de metodologias assistivas dentro de uma empresa para inclusão de funcionários com mobilidade reduzida.

INDIVIDUAL - 1 participante que desenvolveu uma atitude inclusiva num ambiente não vinculado diretamente a uma instituição. Ex: professora que desenvolveu um material adaptado para ensinar seus alunos autistas.

5. Referidos relatos deverão ater-se a inclusão global do indivíduo, versando sobre experiências de inclusão da sua vida em sociedade, como por exemplo, na educação, no ambiente de trabalho, comércio e demais ambientes que demonstrem o objetivo inclusivo e a acessibilidade;

6. Cada trabalho, na categoria INSTITUCIONAL, deverá ter no mínimo 3 (três) autores e, no máximo, 5 (cinco) autores, incluindo autor principal e até 4 (quatro) coautores. Entretanto, cada autor só poderá participar de uma categoria de trabalho. O orientador e/ou coorientador (se houver) participa na qualidade de coautor;

7. Somente na ficha de inscrição do trabalho poderá conter somente o nome da instituição ou entidade onde a experiência ocorreu. Qualquer identificação, da instituição, no corpo do texto do trabalho incorrerá na sua desclassificação imediata;

8. Na categoria INSTITUCIONAL todos os autores devem estar previamente inscritos e pagos no Simpósio Nacional de Inclusão Global da Pessoa com Deficiência - Da formação acadêmica ao mercado de trabalho;

9. Serão aprovados 4 trabalhos de cada categoria (INSTITUCIONAL E INDIVIDUAL), num total de 8 relatos de experiência a serem apresentados ao público do evento no dia 28/05/2020, no Bloco II do Simpósio Nacional de Inclusão Global da Pessoa com Deficiência - Da formação acadêmica ao mercado de trabalho, com início das apresentações às 13h30min. O representante do trabalho que não estiver presente no ato da abertura das apresentações, será imediatamente desclassificado da seleção;

10. A apresentação dos trabalhos aprovados será no formato de apresentação oral com duração máxima de 15 (quinze) minutos, cronometrados, para cada trabalho. A quantidade de participantes no trabalho submetido não altera o limite máximo de tempo para cada apresentação;  

11. No caso de trabalhos confeccionados na categoria INSTITUCIONAL, somente um membro do grupo poderá proceder na apresentação ao público;

12. Os trabalhos serão, pela Coordenação Científica do Simpósio, considerados aprovados ou reprovados, a fim de serem submetidos a próxima etapa de avaliação, que é a apresentação oral ao público.

13. Todos os trabalhos aprovados, 8 (oito) no total, serão posteriormente publicados nos anais do evento;

14. Para a inscrição do trabalho no Simpósio Nacional de Inclusão Global da Pessoa com Deficiência - Da formação acadêmica ao mercado de trabalho, o requerente deverá estar ciente de todas as informações sobre as Normas para submissão e apresentação de trabalhos de relatos de experiência e deve adotar o seguinte procedimento:

Efetuar a inscrição do trabalho on-line até 16 de março de 2020 às 14h, da seguinte forma:

a) Os dados do autor ou autores e instituição, no caso dos trabalhos inscritos na categoria INSTITUCIONAL, serão inseridos diretamente no formulário de envio de trabalhos, na página eletrônica do evento, não devendo estes dados constarem no corpo do trabalho.

b) Os trabalhos que tiverem qualquer forma de identificação do autor, institucição ou órgão financiador e fora das  demais normas apostas nesse edital, serão imediatamente desclassificados.

c) Os trabalhos serão inseridos diretamente no site do evento www.inclusãododeficiente.com.br, na aba SUBMISSÃO DE TRABALHOS.

CALENDÁRIO:

Até 16/03/2020 às 14h (Brasília) - inscrições no evento dos requerentes e envio dos trabalhos na plataforma do site

30/03/2020 às 18h (Brasília) - resultado dos trabalhos para apresentação

Aprersentação 28/05/2020 - 13h30min

Premiação 29/05/2020 - 15h30 min 

II - O QUE É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA:

           Os relatos de experiência são trabalhos eminenemtente práticos, que visam dar publicidade a atividades desenvolvidas em projetos de extensão, comunitários, em estágios, visitas técnicas, exercício profissional relacionados às áreas de concentração do Simpósio.

           Esses trabalhos não são conclusões de pesquisas científicas, porém devem fazer uma reflexão sobre o êxito da experiência apresentada.

III – ESTRUTURA DO TRABALHO:

a) O conteúdo do trabalho deve ter, no máximo 4 laudas (incluindo ilustrações, gráficos, tabelas e referências – se houver), em papel A4, letra arial 12, margens superior e esquerda 3, inferior e direita 2, espaço 1,5 entrelinhas e justificado;

 b)  A primeira página do texto, deverá incluir de forma centralizada, o título do trabalho em letra maiúscula e negrito, acompanhado do subtítulo, se houver, em letra minúscula, sem negrito.

 c) Incluir na primeira página o RESUMO com até 400 caracteres (considerando  os espaço), a 5 centímetros da margem esquerda, sem parágrafos e com espaço simples.

 d) Indicação de 3 a 5 palavras-chave, logo abaixo do Resumo.

 e) Relatório com introdução, desenvolvimento e conclusão referente a experiência relatada.

 f) Envio da ficha de inscrição para a submissão do relato de experiência e o relato em arquivo no formato PDF.

 g) Aos autores dos trabalhos considerados aprovados, será solicitado o envio de arquivo em formato word, para eventuais correções e adequações para publicações nos anais do evento.

IV - DA AVALIAÇÃO:

  1. Avaliação inicial: A comissão científica do evento avaliará os trabalhos, de acordo com um instrumento de avaliação classificando-os como: Aprovado ou Reprovado;
  2. Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do congresso;
  3. Os 8 (oito) trabalhos, sendo 4 na categoria INSTITUCIONAL e 4 na categoria INDIVIDUAL, que obtiverem a aprovação serão convidados a apresentar oralmente no dia 28 de maio de 2020.
  4. Avaliação na apresentação: Todos os trabalhos previamente aprovados serão avaliados na apresentação oral, sendo pontuados de 0 (zero) a 10 (dez), com critérios de avaliação da apresentação a serem fornecidas  aos aprovados ao endereço de e-mail na ficha de inscrição do trabalho.

V - DA APRESENTAÇÃO:

  1. A lista dos trabalhos aprovados será divulgada no site do Simpósio até as 18h do dia 30 de março de 2020.
  2. Serão disponibilizados os seguintes equipamentos para apresentação dos trabalhos orais: notebook, tela de projeção e sonorização. Qualquer material adicional deve ser providenciado pelo autor e seu grupo, caso o tenha.

VI - DA PREMIAÇÃO:

1. Serão premiados o primeiro e o segundo lugares de cada categoria de trabalhos apresentados.

1º colocado – R$ 1.000,00 (Um mil reais)em espécie e certificado.

2º colocado – R$ 500,00 (Quinhentos reais) em espécie e certificado.

Todos os participantes da apresentação oral ao público receberão certificado.

2. A premiação acontecerá no dia 29 de maio de 2020, por volta das 15h 30 min, no mesmo local onde se deu a apresentação oral.

 

Curitiba – 24 de fevereiro de 2020

Coordenação do Simpósio Nacional de Inclusão Global da Pessoa com Deficiência